Hemorroidas: Mitos e Verdades
A doença hemorroidária constitui a mais frequente doença benigna do ânus e a entidade patológica mais popularmente conhecida. Como toda a fama tem seu preço, qualquer dor anal é, inadvertidamente, atribuída às hemorroidas. Um exemplo clássico é antiga associação de hemorroidas e o consumo de pimenta, o ato de sentar em chão quente, ou andar de bicicleta. O que pouca gente sabe é que a maioria das hemorroidas não cursa com dor. O sintoma mais comum das hemorroidas é o sangramento anal, geralmente desencadeado pelo ato de evacuar. A dor, quando ocorre, é referida como um incômodo, ou apenas uma sensação de desconforto ou inflamação. A dor forte e contínua no ânus devido às hemorroidas está relacionada a uma complicação chamada trombose hemorroidária.

Apesar da pimenta apresentar um efeito vasodilatador e termogênico no organismo, da mesma forma que sentar em regiões quentes, este fato não seria suficiente para causar as terríveis crises de dor anal imputada às hemorroidas. Porém, a ingesta de pimenta pode irritar as terminações nervosas do intestino, acelerando o trânsito intestinal e aumentando o número de evacuações. Em pessoas predispostas ou com doença hemorroidária assintomática, a alteração na frequência da evacuação poderia desencadear os sintomas da doença. O problema mais comum relacionado ao consumo de pimenta e sintomas anais é a criptite e a ardência ou coceira anal. Os resíduos da pimenta, ao entrar em contato com a parte sensitiva do canal anal, provocariam sensação de ardência ou irritação e inflamação das glândulas anais, traduzindo-se por dor intensa na região anal e podendo desenvolver até abscessos.

O ato de andar de bicicleta também não é por si só fator causador de hemorroidas, mas também pode desencadear sintomas anais como assaduras, dores ósteo-articulares nesta região ou até mesmo sintomas hemorroidários em pessoas que já possuam grau avançado da doença.

A doença hemorroidária, apesar de não evoluir para o câncer anal ou do reto, apresenta alguns sintomas em comum, como o sangramento e a sensação de inflamação ou incômodo no ânus. Por isso, qualquer sintoma anal deve ser avaliado pelo médico especialista para que seja descartado algo mais grave.

As hemorroidas raramente precisam de cirurgia para o controle dos sintomas. Somente 10 a 15% dos pacientes que procuram atendimento médico, necessitarão de procedimentos cirúrgicos para o controle da doença, que ficam reservados aos casos crônicos e mais graves.

O combate à prisão de ventre, a alimentação saudável rica em frutas e verduras e o aumento da ingesta de líquidos no cotidiano diário são atos importantes na prevenção da doença e a base do tratamento dos primeiros sintomas.


Encontre um associado
Nome ou parte do nome
UF
Cidade
PESQUISAR
NOVA PESQUISA
ENDEREÇO
Sociedade Regional Leste de Coloproctologia
Av. Marechal Câmara, 160/916
20020-080 - Rio de Janeiro - RJ
Tel. (21) 2240-8927 - Telfax: (21) 2220-5803
E-mail: srlcp@srlcp.org.br
QUEM SOMOS
PÚBLICO
ASSOCIADO
EVENTOS
FALE CONOSCO
Design
Programação